O meu segundo dia em Brasília iniciou com uma visita no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, considerada a obra-prima de Oscar Niemeyer.

Feriado em Brasília - 2º diaCom o projeto de Niemeyer, cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo e o projeto executivo desenvolvido pelo arquiteto Milton Ramos, o palácio foi inaugurado oficialmente em 20 de abril de 1970 pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.

Atualmente, três edifícios compõem o complexo do Ministério: o Palácio, o Anexo I e o Anexo II, este conhecido popularmente como “Bolo de Noiva”.

O palácio possui o maior hall sem colunas da América Latina, com área de 2.800 metros quadrados, sendo também considerado o prédio mais rico artisticamente e mais bem conservado da Esplanada dos Ministérios.

O Itamaraty é o local onde o chefe de Estado recepciona seus pares e demais autoridades estrangeiras, sendo, assim, um espaço cerimonial por excelência.

Feriado em Brasília - 2º diaA visita teve início no horário marcado. O acervo do palácio integra elementos antigos e modernos, sendo sua decoração praticamente a mesma de sua inauguração oficial em 1970.

Observando o mobiliário nota-se a presença de peças coloniais, barrocas, neoclássicas, do início da indústria moveleira brasileira a ícones da década de 80.

Nos gabinetes o mobiliário combina com tapetes persas comprados em Beirute e Londres. Móveis, quadros e tapeçarias históricos, trazidos do Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro, completam a decoração. Há, ainda, os jardins do paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994) nas áreas externas e internas, do térreo ao terraço do terceiro andar.

Feriado em Brasília - 2º dia

Saindo do Itamaraty seguimos para o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo. É composto pelo Senado Federal (integrado por 81 senadores que representam os 26 Estados e o Distrito Federal) e pela Câmara dos Deputados (integrada por 513 deputados federais).

No Senado as unidades federativas são representadas por três senadores cada. Na Câmara dos Deputados a quantidade de deputados de cada unidade federativa varia conforme a sua população.

Inicialmente passamos pelo sistema de segurança do Congresso e depois ficamos aguardando no Salão Negro pelo início da nossa visita guiada. Dentro de alguns instantes um guia se aproximou do nosso grupo e orientou como seria a nossa visita.

Começamos pelo Senado. Em um primeiro momento o nosso guia mostrou na maquete a estrutura do Congresso. Como a maioria das construções de Brasília  o edifício do Congresso foi projetado por Oscar Niemeyer, e segue o estilo da arquitetura brasileira moderna.

Feriado em Brasília - 2º dia

A semiesfera à esquerda é o assento do Senado, e o hemisfério à direita é o assento da Câmara dos Deputados. Entre eles há duas torres dos escritórios.

O Congresso ocupa também outros edifícios vizinhos, alguns deles interconectados por um túnel.

Seguimos em direção ao plenário do Senado e ocupamos uma parte das galerias. Como na sexta-feira não são realizadas sessões o plenário estava vazio.

Tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura que estamos acostumados a ver pela televisão.

Feriado em Brasília - 2º diaEm seguida seguimos para o plenário da Câmara dos Deputados, composta por 513 deputados eleitos por voto proporcional e com um mandato de quatro anos.

O número de cadeiras por Estado é distribuído conforme o número de habitantes de acordo com a medição oficial feita pelo IBGE, através do Censo.

Assim como o Senado a Câmara dos Deputados estava vazia. A Câmara dos Deputados é composta pela Mesa da Câmara dos Deputados do Brasil, pelo Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados do Brasil e pelas Comissões, que podem ser permanentes, temporárias, especiais ou de inquérito.

A visita foi muito interessante e permitiu conhecer melhor o funcionamento do Congresso Nacional. Saindo dali fomos almoçar no Patio Brasil Shopping, local onde posteriormente retiraria o meu kit da corrida do Circuito Banco do Brasil.

Enquanto almoçava podia ver algumas pessoas carregando a sacola com o kit da corrida. Aproveitava para desejar uma boa corrida e passar a minha energia positiva.

Quando retiro o meu kit da corrida logo tento encontrar um significado para o meu número. Ao me deparar com o 5649 comecei a brincar com os números 5, 6, 4 e 9.

Agora faltava apenas definir qual seria o tênis que eu usaria no domingo. O Adidas Adizero Adios Boost, recordista dos 5 km, ou o Adidas Ultra Boost, melhor tempo dos 5 km em 2018. Mas esta decisão seria tomada no início da noite do sábado.

Feriado em Brasília - 2º dia

Aproveitei a tarde de sexta-feira para conhecer o Edifício Sede do Banco do Brasil e visitar alguns colegas.

Com a forte chuva que caiu no final da tarde o meu retorno para o hotel foi complicado.

Apesar deste contratempo posso dizer que a sexta-feira foi um dia muito gratificante e produtivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS

Reflexão de final de ano

O ano de 2014 está se aproximando do seu fim e o momento é oportuno para fazermos uma breve parada e refletirmos um pouco sobre cada passo que demos ao longo dos últimos doze meses.

Retrospectiva 2017 – 1º Semestre

Janeiro O mês foi marcado por duas corridas. A primeira delas foi a 2ª Corrida da Ponte, realizada nas proximidades da Ponte Estaiada em Curitiba. Por se tratar da primeira corrida do ano eu não

Conduta inadequada

No dia 11 de fevereiro chamei um carro pelo aplicativo 99 para me dirigir até o meu local de trabalho. Assim que a corrida foi aceita passei a monitorar o percurso até chegar na minha