Angelina Jolie visita refugiados na Ucrânia

Neste sábado, dia 30 de Abril de 2022, a Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (UNHCR/ ACNUR) – Angelina Jolie – visitou refugiados na cidade de Lviv, na Ucrânia.

Em seguida, Jolie visitou o Hospital Clínico Regional Infantil de Lviv Okhmatdyt, onde todos os dias chegam crianças vítimas da guerra. Lá, ela conversou com crianças que foram feridas em um ataque de mísseis pelas tropas russas em Kramatorsk.

De lá, ela seguiu para o Centro de Treinamento e Reabilitação “Dzherelo“, fundado por pais de crianças com paralisia cerebral. Ao longo dos 26 anos de atividade do centro, mais de 7.000 crianças e jovens receberam treinamento e assistência de reabilitação.

O centro oferece reabilitação física, psicológica e médica e social abrangente para crianças e jovens com paralisia cerebral (PC), síndrome de Down, transtornos do espectro do autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e outros transtornos do desenvolvimento.

Na hora do almoço, Jolie desfrutou de uma refeição na companhia dos refugiados, que estava sendo servida ao lado de fora da estação ferroviária “Lviv Railway Station”, local que também foi visitado pela atriz.

Nesta estação, cada um dos psiquiatras de plantão atende a cerca de 15 pessoas por dia. O local abriga muitas crianças, com idades entre dois e dez anos. Durante a visita, ela brincou e fez cócegas em uma garotinha, posou para fotos com voluntários e algumas das crianças. Através de um comunicado, Jolie disse:

“Eles devem estar em choque… Eu sei como o trauma afeta as crianças, eu sei que apenas o fato de alguém mostrar o quanto elas importam, o quanto suas vozes importam, sei como isso pode curá-las”.

De acordo com a entidade, mais de 12,7 milhões de pessoas fugiram de suas casas nos últimos dois meses, desde que a Rússia invadiu o país. Esse número representa 30% da população local. Parte das informações disponíveis no texto, foi retirada do website G1.

No final do dia, a ativista teve que deixar a estação ferroviária às pressas, em razão do toque das sirenes alertando ataques aéreos, conforme mostram alguns vídeos disponíveis nas redes sociais.

Jolie foi levada para um lugar seguro e, no dia seguinte (01 de Maio), visitou crianças no Centro Educacional e de Reabilitação “Harmony” na cidade de Boryslav, ainda na Ucrânia.

Fonte: Angelina Jolie Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *