Braço esquerdo ou direito?Durante a pandemia a vacina se tornou um dos principais assuntos e originou questionamentos básicos:

Por que o imunizante deve ser aplicado no braço? Em qual deles?

De acordo com a enfermeira Danielle Sellmer, mestre em Tecnologia em Saúde e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR) a Organização Mundial da Saúde (OMS) e, por consequência, o Ministério da Saúde, adotam o braço direito para a realização de vacinas para que seja possível acompanhar alguma possível reação adversa.

Isso não só com o imunizante da covid-19, como outras vacinas também.

O protocolo é que, no mundo inteiro, a aplicação de um imunizante aconteça em um músculo específico do ombro e do terço superior do braço, chamado deltoide. De qualquer forma, a recomendação é clara: “O braço precisa ficar relaxado para que a técnica seja menos dolorosa”, diz a professora.

“A gente pode fazer pequenos volumes no braço, no músculo deltoide, de até 2,5 ml – e geralmente as vacinas são em volume bem inferior a isso. Sempre no braço direito em função de que, caso ocorra alguma reação adversa, possamos identificar que ela tem relação com a vacina e não com alguma outra medicação”, explica a enfermeira.

Danielle ainda aponta que, quando se precisa aplicar mais de uma vacina no mesmo dia, existe um protocolo de onde deve ser feita cada uma delas, e isso fica registrado no sistema de cada município.

A enfermeira aponta que o braço não é o único lugar do corpo propício para tomar uma vacina. “Qualquer vacina poderia ser aplicada no glúteo, na coxa, não tem problema do ponto de vista do conteúdo da vacina — não vai fazer diferença nenhuma na absorção. Vai absorver e vai fazer o mesmo efeito. A única razão de se aplicar no braço direito é em função de protocolo”, afirma.

E por falar em protocolo, a enfermeira conta que a vacinação contra covid-19 tem uma ordem pré-estabelecida de preferências quanto a locais para se vacinar. “A sequência é: braço direito, se não for possível, parte-se para braço esquerdo, depois coxa direita e coxa esquerda ou glúteo. Não faz nenhuma diferença o local de aplicação da vacina, o importante é registrar o local de aplicação no sistema para poder acompanhar algum possível processo inflamatório”, conclui.

Fonte visitada em 18/06/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS

Calor ou gelo?

Você tem dúvidas se coloca calor ou gelo quando se machuca? Ou se deve colocar um deles em alguma dor que já tenha há algum tempo? A compressa pode ajudar na inflamação, dor ou tensão

Qual a altura ideal da cadeira de escritório?

Neste vídeo o Alex Antonio Morawski mostra na prática como regular a altura adequada  da cadeira.  

Fratura do quinto metatarso

No dia 22 de junho cerca de meia hora antes de uma corrida tropecei e torci o pé direito. Ao colocar o pé no chão senti um desconforto e passei a mancar. Tirei o tênis