Para finalizar o mês de setembro de 2015 participei de mais uma edição da Corrida da Polícia Civil do PR. Pelo fato de conhecer o percurso da prova sabia que não teria condições de melhorar o meu tempo nos 5 KM. Sendo assim a minha estratégia era a de procurar baixar o meu tempo na prova.

Cheguei ao local com bastante antecedência. Conversei com algumas pessoas e depois iniciei meu aquecimento e a minha concentração. A primeira largada ocorreu às oito horas e foi somente para os corredores de 10 KM. Vinte minutos depois largaram os corredores de 5 KM. No total eram mais de mil participantes.

Larguei com muita calma e logo percebi que um grupo de corredores atrás de mim vinha cantando. Eles pertenciam a Guarda Municipal de Curitiba, estavam num ritmo forte e influenciavam quem estava na sua frente.

Particularmente não gostei do comportamento deles, pois notei que alguns corredores se assustaram ao olhar para trás. Mesmo tendo largado com cuidado e dentro do ritmo planejado acabei influenciado pelo pessoal da GM.

Completei o primeiro quilômetro em 6 minutos e 35 segundos. Sabia que não poderia manter aquele ritmo por muito tempo, pois logo mais adiante começaria um trecho de subida. Procurei me controlar e correr em um ritmo mais confortável.

Fechei o segundo quilômetro em 6 minutos e 45 segundos, passei pela placa de 2 KM cinquenta segundos antes do que havia planejado. Passei a alternar o trote com a caminhada para me poupar um pouco. Ao passar pela marca de 4 KM passei a acelerar as minhas passadas.

O objetivo era o de completar a prova antes de 36 minutos e 22 segundos, o meu tempo na prova de 2013. Olhei rapidamente no meu relógio e percebi que era possível. Ao entrar na reta final costumo fixar o meu olhar no corredor que está mais próximo da linha de chegada.

Tracei uma linha imaginária e acelerei as passadas. Apesar da minha concentração total consegui ouvir o locutor narrando a minha arrancada. Terminei o percurso em 36 minutos e 10 segundos e marquei o meu melhor tempo na prova.

Valeu a pena participar de mais uma prova e conquistar a 49ª medalha para a minha coleção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS

TÚNEL DO TEMPO: CIRCUITO DAS ESTAÇÕES VERÃO 2019

O último mês de 2019 iniciou com a Etapa Verão do Circuito das Estações, com largada em frente ao Shopping Mueller. Tão logo cheguei no local do evento tive a oportunidade de encontrar várias pessoas

Da fratura à corrida: uma jornada de superação

O dia em que parei 22 de junho de 2025. Um tropeço, uma dor aguda, um diagnóstico: fratura no quinto metatarso do pé direito. Um osso pequeno, mas que me tirou da corrida, literalmente. Naquele

CURITIBA – A CAÇA AO TESOURO 4ª ETAPA

A quarta etapa da Caça ao Tesouro foi cumprida em um ritmo tranquilo. Mesmo sem preocupação com o tempo de conclusão do percurso acelerei em alguns trechos. Senti um pouco de melhora no ritmo mas