A importância da lateralidade dominante na infância e suas implicações no desenvolvimento de habilidades

A importância da lateralidade dominante na infância e suas implicações no desenvolvimento de habilidades

Desde os primeiros anos de vida, a lateralidade dominante de uma criança começa a se manifestar. A preferência por uma mão, um olho ou um pé sobre o outro pode ser observada e, ao longo do tempo, essa preferência se consolida, impactando não apenas a habilidade física, mas também o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Evolução da lateralidade na infância

Durante os primeiros anos, é comum observar que as crianças não possuem uma lateralidade dominante clara. Elas podem usar ambas as mãos para atividades diversas, como segurar objetos, desenhar ou até mesmo para a escrita.

Entretanto, por volta dos três ou quatro anos de idade, a maioria das crianças começa a mostrar uma preferência evidente por uma das mãos.

A lateralidade pode se manifestar de diferentes formas, não se limitando apenas à preferência manual. A dominância ocular (preferência por um olho para observar ou focar em atividades) e a lateralidade dos pés também se tornam mais aparentes ao longo do desenvolvimento infantil.

Relação entre lateralidade e habilidades adquiridas

Desenvolvimento motor fino e coordenação

A definição da lateralidade contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina. Quando uma criança estabelece uma mão dominante, ela ganha mais habilidade e precisão ao realizar atividades que exigem destreza, como desenhar, recortar ou escrever.

 

Habilidades cognitivas

A lateralidade está ligada ao desenvolvimento cognitivo, pois o cérebro coordena os movimentos do corpo e das mãos de maneira mais eficiente quando há uma lateralidade definida.

Isso influencia a capacidade de resolver problemas, compreender conceitos matemáticos e realizar tarefas complexas.

 

Desenvolvimento da linguagem

Estudos sugerem que a lateralidade está associada ao desenvolvimento da linguagem. A predominância de uma mão pode influenciar a lateralização cerebral, favorecendo áreas ligadas à linguagem e à comunicação.

 

Habilidades sociais e emocionais

A consolidação da lateralidade pode impactar habilidades sociais, já que a criança se torna mais competente em atividades que envolvem interação com os outros, como jogar, compartilhar ou colaborar em atividades de grupo.

 

Estímulo adequado e apoio

É essencial proporcionar um ambiente estimulante e encorajador para que a criança desenvolva sua lateralidade de forma natural e saudável. Isso inclui oferecer uma variedade de atividades que promovam o uso das mãos, olhos e pés, sem forçar a predominância de um lado sobre o outro.

Os pais e os educadores desempenham um papel fundamental, pois devem estar atentos ao processo natural de desenvolvimento da lateralidade da criança, oferecendo apoio e encorajamento, mas sem pressionar ou tentar mudar sua preferência natural.

 

Conclusão

A evolução da lateralidade dominante na infância é um aspecto fundamental do desenvolvimento humano. A consolidação dessa preferência está intimamente ligada ao desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, linguísticas e sociais da criança.

Um ambiente favorável e apoio adequado são essenciais para que a criança possa explorar suas habilidades e potenciais de maneira saudável e natural.

Estar consciente desse processo auxilia os cuidadores a oferecerem o suporte necessário para o desenvolvimento global da criança.

 

Fontes:

Desenvolvimento da lateralidade manual dominante da criança

Desenvolvimento da lateralidade dominante em crianças canhotas e sua relação com problemas no desenvolvimento da criatividade

https://br.guiainfantil.com/materias/saude/a-lateralidade-em-criancas/

https://maemequer.sapo.pt/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-fase-a-fase/fases-desenvolvimento/definicao-da-lateralidade/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *