TÚNEL DO TEMPO: FÉRIAS EM MINAS GERAIS 2016 2º DIA

Pela manhã participei de um passeio turístico pela cidade de Belo Horizonte na companhia de outros turistas. Passamos em frente ao Estádio do Mineirão, cujo nome oficial é Estádio Governador Magalhães Pinto.

Inaugurado em  5 de setembro de 1965 e em 2003 foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. Foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e em 17 de julho de 2016, o local passou a ser considerado um Patrimônio da Humanidade após reunião de membros da Unesco. Perto dali fica o Ginásio do Mineirinho, ginásio poliesportivo inaugurado em 1980.

TÚNEL DO TEMPO: FÉRIAS EM MINAS GERAIS 2016 2º DIA
Igreja São Francisco de Assis – Pampulha

Em poucos minutos chegamos onde está localizada a Lagoa da Pampulha. Ela faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, construído entre 1942 e 1944 foi projetada por Oscar Niemeyer sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek e construído entre 1942 e 1944.

Tivemos a oportunidade de conhecer o interior da Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Niemeyer e considerada a obra prima do conjunto.

Ela marca o início do que que seria a diretriz de toda a sua obra: uma arquitetura onde será preponderante a plasticidade da estrutura de concreto armado, em formas ousadas, inusitadas e marcantes.

img_8772

O próximo ponto turístico visitado foi o Mirante das Mangabeiras  que está localizado no bairro do mesmo nome e proporciona a visualização da paisagem da capital mineira.

Nas proximidades está o Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governadores de Minas Gerais, construído por Juscelino Kubitschek quando era Governador segundo o projeto de Oscar Niemeyer e paisagismo de Burle Marx.

Dali fomos até a Praça da Liberdade a qual foi feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado. O conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 2 de junho de 1977 pelo IEPHA/MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Praça da Liberdade
Praça da Liberdade

Com a construção da Cidade Administrativa, em 2010 a Praça da Liberdade perdeu um pouco do seu valor simbólico como a área central de governo. No lugar das instituições públicas  ganha em seu entorno instituições relacionadas à cultura, o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Instalado em prédios públicos do entorno da Praça  o Circuito Cultural, considerado um dos maiores complexos do gênero do país, é formado por dez espaços culturais que integram arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento. Dentre eles estão o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, o Museu das Minas e do Metal (parceria com a Gerdau) e o Memorial Minas Gerais (patrocinado pela Vale do Rio Doce).

O passeio terminou no Mercado Central, lá se encontra de tudo, comida típica mineira, artesanato, flores, brinquedos, roupas, etc. Aproveitei para comprar o famoso Queijo Canastra, produzido na região da Serra da Canastra. Desde maio de 2008 o queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Depois de algum tempo circulando no Mercado Central retornei para o hotel  para guardar as minhas compras. Depois de tomar um banho rápido preparei duas garrafas de água para me hidratar durante o passeio.

Fui de táxi até a Praça da Liberdade e chegando lá tirei algumas fotos e depois me dirigi ao Memorial de Minas Gerais. Inaugurado em novembro de 2012 ele está no antigo prédio da Secretaria da Fazenda que foi restaurado e adaptado para mostrar ao público a história de Minas Gerais.

img_8854
Memorial de Minas Gerais

Os ambientes misturam o real e o virtual, reconstroem o universo de escritores mineiros, o mundo das fazendas, das tribos indígenas e quilombos, do barroco, das festas populares, do artesanato, da política, e da arqueologia do solo mineiro. Em um mesmo espaço está reunida a riqueza cultural do Estado deste o século XVIII até os tempos atuais.

img_2682
Museu das Minas e do Metal

Perto dali está o Museu das Minas e do Metal, no prédio da antiga Secretaria da Educação. Inaugurado em 2010 o museu possui um grande acervo sobre mineração e metalurgia, duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais.

Em seguida me dirigi ao outro lado da praça onde está localizado o CCBB – Cento Cultural Banco do Brasil, inaugurado em agosto de 2013. No entanto ele estava fechado para visitação naquele dia.

Enfim, tanto o passeio turístico como as visitas aos museus foram muito gratificantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *