#TBT AGOSTO 2017

06/08 – MEIA MARATONA UNINTER

No primeiro domingo de agosto comemorei o meu aniversário de cinco anos no mundo das corridas de rua. E a comemoração foi ao longo dos vinte e um quilômetros da Meia Maratona Uninter.

Cheguei cedo no local da prova e logo iniciei o meu ritual de concentração. Lembrei de tudo o que aprendi com a minha participação na Meia Maratona Ecológica de Curitiba no mês de maio bem como de algumas dicas de amigos.

Larguei com muita calma e sem nenhuma preocupação com os outros corredores. Escolhi um trote lento e segui adiante. Nas descidas aproveitei um pouco para aumentar o ritmo mas logo em seguida retornei ao trote.

Como tinha escolhido a estratégia de dividir a prova em três partes quando completei a distância de sete quilômetros olhei para o meu relógio. Naquele momento o tempo acumulado era de cerca de cinquenta e seis minutos.

No entanto era muito cedo para projetar o tempo final. Ao passar por alguém num ritmo lento procurava conversar e incentivar um pouco. Durante o percurso sempre procurei ter um corredor no meu campo visual. Sendo assim fui controlando a distância que me separava de quem estava na minha frente.

Cheguei a marca dos 14 km com o tempo de 01:57. Ainda tinha mais sete quilômetros pela frente. A partir dali fui controlando a distância restante mas sem me preocupar com o tempo.

Aumentei um pouquinho o ritmo depois de passar pela marca dos vinte quilômetros. A partir dali iniciei a contagem regressiva da distância que faltava para o final.

Sabia que não teria as mínimas condições de dar a tradicional arrancada nos cem metros finais. Fui num trote lento e quando faltavam cerca de vinte metros senti a panturrilha direita e depois a esquerda. Parei por alguns segundos e pensei “Agora não, falta só mais um pouquinho, estamos quase chegando”. Respirei fundo e procurei reunir o pouco de energia que me restava.

Fui dando um passo atrás do outro até a linha de chegada. Travei o relógio mas nem olhei quanto tinha sido o meu tempo final. Somente ao chegar em casa fui analisar com calma as minhas parciais e vi que o tempo final tinha sido de 3:02:08.

Apesar das dificuldades que enfrentei ao longo dos vinte e um quilômetros fiquei satisfeito com o resultado atingido.

 

17/08 – CORRIDA DOS BANCÁRIOS

Paea finalizar o mês participei da  Corrida de Revezamento dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região Metroplitana, promovida pelo Sindicato da categoria.

Na corrida deste ano tinham as provas de 5 e de 21 km. No caso da meia maratona existiam as modalidades individual (21 km), revezamento em dupla ou quarteto.

O percurso era a conhecida pista do parque. A neblina preocupou os corredores cerca de quinze minutos antes da largada. Afinal de contas a visibilidade seria prejudicada. No entanto as condições climáticas melhoraram significativamente após às sete horas.

Fui buscando espaço logo no início pois a pista estreita dificultava as ultrapassagens. Na sequencia mantive um ritmo confortável. Como sabia que não teria condições de fazer um bom tempo encarei a prova como um treino.

Completei os 5 km em 37:59 e bem fisicamente. Conquistei a 95ª medalha para a minha coleção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *