Coleção de Miniaturas – Lotus Renault (1985)

Coleção de Miniaturas – Lotus Renault (1985)

A estreia de Ayrton Senna na equipe Lotus Renault aconteceu no sete de abril de 1985. Naquela ocasião foi disputado o GP do Brasil, no Circuito de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. Largou na terceira posição no grid, liderou a prova entre a 8ª e a 12ª volta. abandonou na 50ª volta com problemas no motor do seu carro.

Lotus Renault 97T (Escala 1:18)

Lotus Renault 97T (Escala 1:18)

Duas semanas depois aconteceu no Circuito do Estoril a segunda prova da temporada, o GP de Portugal. Nos treinos de sábado Senna foi o mais rápido e marcou a sua primeira position com o tempo de 1 minuto 21,007 segundos. Ao seu lado no grid estava o francês Alain Prost da McLaren.

Capacete 1985 (Escala 1:8)

Capacete 1985 (Escala 1:8)

A prova foi marcada por uma forte chuva. Enquanto os pilotos mais experientes ficavam pelo caminho Senna seguia tranquilo rumo a vitória. Liderou durante as sessenta e sete voltas e ainda marcou a volta mais rápida com o tempo de 1 minuto 44,121 segundos.

Lotus Renault 97T (Escala 1:64)

Lotus Renault 97T (Escala 1:64)

Foi sétimo colocado no GP de San Marino. Abandonou em San Marino, Mônaco, Canadá, EUA, França, Inglaterra e Alemanha. Voltou a marcar pontos no GP da Áustria, chegando em segundo lugar. Foi terceiro colocado na Holanda e na Itália. Conquistou a sua segunda vitória na temporada no Circuito de Spa-Francorchamps na Bélgica. Na etapa seguinte foi o segundo colocado no GP da Europa, disputado no Circuito de Brands Hatch na Inglaterra.

Terminou a temporada em quarto lugar.

Recentemente tive a oportunidade de visitar uma loja especializada e, miniaturas. Chamou a minha atenção uma estátua do Ayrton Senna que estava na vitrine. Era uma referência ao GP do Brasil de 1985.

Assim que o vendedor abriu a caixa eu retirei com cuidado a base da estátua. A minha intenção era verificar qual era o número de série, pois as estátuas são produzidas em quantidade limitada e são numeradas. Para a minha surpresa estava lá o número 85/500.

Detalhe do número de série na base da estátua

Detalhe do número de série na base da estátua

GP do Brasil 1985

GP do Brasil 1985

Norman Bitner

Nascido em Curitiba - PR. Administrador, bancário, atleticano, corredor de rua, canhoto.