Jolie faz videoconferência com ex-refugiada

Três anos atrás, a Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, Angelina Jolie, esteve presente em um desfile de moda durante o ao Dia Mundial do Refugiado, quando visitava o abrigo RefuSHE para meninas abandonadas e órfãs, localizado na cidade de Nairobi, no Quênia.

A RefuSHE é uma organização não governamental pioneira que procura preencher uma lacuna crucial no atendimento aos refugiados mais vulneráveis da África Oriental: meninas e mulheres jovens, entre 13 e 23 anos, que fugiram da guerra, da perseguição e da violência sexual em seus países de origem e que precisam de um sistema de apoio.

A comunidade fornece abrigo e aconselhamento sobre traumas e conduz um programa de educação multidisciplinar, que inclui cursos de matemática, inglês e suaíli, além de treinamento vocacional junto à “Artisan Collective”, promovendo habilidades de liderança e negócios através da produção de tecidos tingidos à mão e lenços.

Recentemente, Jolie conversou via “Zoom” com Chantale Zuzi, uma das garotas que ela conheceu através da RefuSHE. Ela nasceu na República Democrática do Congo, onde enfrentou perseguição por ser albina e perdeu tragicamente seus pais antes de se tornar adolescente. Foi reassentada em Massachusetts, no ano de 2018, através do Programa para Refugiados Menores Não Acompanhados (Unaccompanied Refugee Minors Program).

Agora com 18 anos, Zuzi está em casa com suas mães adotivas, Deborah e Alisa, terminando remotamente seu primeiro ano do ensino médio e colocando as habilidades de costura que aprendeu na RefuSHE para criar máscaras e ajudar na proteção contra COVID-19, durante seu tempo livre. Ela sonha em estudar arte e desenvolvimento internacional na Universidade de Columbia e, um dia, trabalhar para as Nações Unidas.

“Seria ótimo se todos os refugiados jovens tivessem a oportunidade de ir à escola e terem um futuro. E tenho certeza de que eles retribuirão muito à comunidade,” disse Zuzi durante a videoconferência.

Jolie concordou: “Você e eu sabemos a sorte que qualquer comunidade teria em ter tantas meninas como você e como muitas de suas irmãs ao redor do mundo, que sofreram tanto e são mulheres fortes, jovens, que querem apenas uma oportunidade de fazer o bem e estarem seguras. Eu acho triste o fato de uma criança ter que desejar isso – algo que ela já não tinha quando nasceu – ter segurança “.

Zuzi e Jolie estão ansiosas pelo próximo desfile de moda da RefuSHE, “Fashion Challenge: Reimagined”, uma competição interativa de design online, marcada para a próxima semana. Felizmente, com o novo formato digital, “Mais pessoas aprenderão sobre o trabalho, o programa, os designs e todo o resto”, disse Jolie.

Sete jovens designers de Chicago, onde a RefuSHE tem seus escritórios nos EUA, competirão criando uma aparência única de passarela que incorpora tecido tingido à mão feito por sete membros do Artisan Collective da RefuSHE. Os pares de concorrentes são: Concetta Cipriano e Solange, Amy Fenderson e Aimé, Taylor Graves e Clementine, Fraley Le e Cecile, Lagi Nadeau e Marth, Xochil Herrera Scheer e Bersherb e Kate Van Asten e Jessica.

O show será exibido ao vivo na próxima quinta-feira (18), às 18h30min, com votação aberta ao público. As vencedoras serão anunciadas no Dia Mundial do Refugiado, no sábado, dia 20 de Junho. Lenços, com as mesmas impressões exibidos na passarela estarão disponíveis para compra na loja online da RefuSHE, com 100 por cento dos rendimentos reinvestidos ao Artisan Collective e seus membros.

Também na videoconferência, Zuzi expressou sua gratidão: “Aos Estados Unidos por me dar a oportunidade de estar aqui. Eu vou deixar meu país orgulhoso”.

Jolie disse: “Você faz parte das pessoas que ajudam a construir uma América forte, você, mulheres como você, garotas como você. E nosso país foi construído por muitas pessoas, que vieram de diferentes partes do mundo – é assim que damos nosso melhor. Então, eu espero ser a América da forma que você nos vê, é assim que devemos ser… A América que devemos ser é a América que você vê. Espero que possamos ver isso acontecer.”

Vídeo

Fonte: Harper’s BAZAAR

 

Fonte: Angelina Jolie Brasil 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *