Mundo Canhoto – 15 anos

O mês de agosto marcou os quinze anos da criação do meu site Mundo Canhoto. A ideia surgiu em meados de julho de 2003. Tudo começou com uma pesquisa que realizei na Internet sobre o canhotismo, inicialmente apenas por curiosidade. Desejava conhecer um pouco mais a respeito do mundo dos canhotos, afinal de contas faço parte dele.

Encontrei diversos sites a respeito do assunto, a maioria em português lusitano. Apesar de alguma diferença com o português brasileiro pude compreender com facilidade o conteúdo e, consequentemente, aumentar os meus conhecimentos.

Foram encontrados poucos sites brasileiros, dois para ser mais preciso, mas com um bom conteúdo. sto serviu de motivação para a criação do meu site, porém o meu desejo não era ser  mais um site sobre os canhotos, mas sim um que fosse uma referência sobre o assunto. Faltava então escolher o nome, confesso que não tenho muita criatividade para criar nomes, mas o primeiro que surgiu na minha cabeça foi Mundo Canhoto, o nome de um site português que foi o primeiro que consultei na minha pesquisa.

A etapa seguinte do trabalho consistiu na montagem da estrutura do site, algo que para mim não foi nenhuma dificuldade. Passei a reunir os artigos que considerei interessantes conforme ia encontrando na internet. Depois de algumas semanas nasceu o Mundo Canhoto no dia 13 de agosto de 2003, o Dia Internacional do Canhoto. Além dos mais diversos artigos relacionados ao canhotismo coloquei uma lista de canhotos famosos em várias áreas de atuação.

Paralelamente continuei a minha pesquisa em busca de novos artigos, desta vez nos idiomas italiano, espanhol, francês e inglês, com o intuito de enriquecer o conteúdo do site. Para facilitar a localização dos artigos eles foram separados por idioma. O tempo foi passando e com a colaboração de alguns amigos o Mundo Canhoto foi se tornando conhecido. Sendo assim, com pouco mais de três meses no ar já tinha recebido um número significativo de visitas.

Um mês antes do site completar o seu primeiro aniversário resolvi enviar uma sugestão de reportagem para diversos meios de comunicação. Sendo assim, mandei para pelo menos dois jornais de cada Estado brasileiro, bem como para telejornais.

Algumas semanas depois entrou em contato comigo uma estagiária do Jornal do Estado, de Curitiba. Ela desejava marcar uma entrevista comigo, combinamos de conversar por telefone no dia seguinte. Respondi as suas perguntas e disse-lhe que poderia usar o conteúdo do Mundo Canhoto como fonte de consulta, o que certamente facilitaria bastante o trabalho de elaboração do texto da matéria.

A reportagem foi publicada dias depois na edição do dia 21 de agosto. Fiquei muito contente, afinal de contas na época os assuntos do momento eram os Jogos Olímpicos de Atenas e as eleições municipais. Enfim, ela serviu como uma boa divulgação do site, pois o endereço apareceu em local de destaque. Posso dizer que ficou melhor que a encomenda.

Percebi um aumento significativo no número de visitas depois da reportagem. Continuei a minha procura por fotos e autógrafos de canhotos famosos, sem descuidar dos mínimos detalhes. Há também uma lista de canhotos famosos brasileiros, cujo número é reduzido pelo fato de não existirem sites que divulguem tal tipo de informação. No entanto, sempre que identifico um canhoto famoso logo o incluo na minha lista.

Com o passar dos anos o Mundo Canhoto foi se tornando conhecido e recebeu um número expressivo de visitas.  Para interagir melhor com canhotos das mais diversas partes do Brasil criei um comunidade no Orkut. Tive a oportunidade de compartilhar os meu conhecimentos e divulgar o Mundo Canhoto.

Em agosto de 2011 criei no Facebook um grupo que atualmente conta com pouco mais de 1.600 canhotos de diversas partes do Brasil e de outros países. Também fazem parte pessoas destras que possuem filhos canhotos ou então que se interessam pelo canhotismo.

Ao longo dos anos o Mundo Canhoto passou por diversos locais de hospedagem. A partir de abril de 2014 ele passou a fica hospedado na Hostnet no domínio www.mundocanhoto.blog.br.

No final de 2017 passou a ter a estrutura de um blog. O conteúdo existente foi dividido por idiomas e postado aos poucos. Atualmente o Mundo Canhoto também conta com algumas enquetes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *