Graciosa Run 2015

Neste domingo tive a oportunidade de participar de mais uma corrida de cinco quilômetros. A expectativa era muito grande pois foi nesta prova em 2013 que consegui o meu melhor tempo daquele ano: 35 min 29 seg, um recorde que durou um ano e treze dias. A corrida foi promovida pelo Graciosa Country Club e contou com cerca de mil participantes entre corredores de 5 e 10 KM e de caminhantes. Também tinha uma corrida específica para as crianças.

A temperatura era de 11ºC e exigiu um bom aquecimento antes da largada. Às oito horas largaram os corredores de cinco quilômetros e dez minutos depois saíram os de dez quilômetros e o pessoal da caminhada. Alguns metros depois da largada estava a primeira curva para a direita. Tomei muito cuidado para não me envolver em nenhuma confusão.

O trecho a seguir era de subida e procurei controlar o meu ritmo. Tive dificuldades para encontrar espaços para realizar as ultrapassagens. Como as lâminas do tênis Adidas Springblade proporcionam um impulso forte eu não conseguia manter o ritmo do trote. Sendo assim passei a aproveitar as descidas para aumentar o ritmo. O primeiro quilômetro foi completado em sete minutos e trinta e cinco segundos.

No segundo quilômetro consegui correr um pouco mais rápido e completei em seis minutos e quarenta e cinco segundos, tirei proveito dos trechos de descida para aumentar o meu ritmo e deixar para trás os corredores mais lentos.

Normalmente no meio do terceiro quilômetro fica o posto de hidratação. Pouco antes reduzi o meu ritmo e posicionei o meu braço para pegar o copo sem tem que parar. Como o asfalto fica molhado neste trecho é preciso tomar muito cuidado para não escorregar e sofrer um queda.

Fechei o terceiro quilômetro em sete minutos e cinquenta segundos, pois além do tempo da passagem pela hidratação perdi alguns segundos para fazer um ajuste no meu tênis. Na sequencia aproveitei os trechos de descida para acelerar o meu ritmo.

Ao passar pela placa que marcava 4 KM olhei para o cronômetro e notei que o tempo decorrido era de vinte e nove minutos e dez segundos. Não teria condições de bater o meu recorde dos 5 KM (34 min 20 seg) e seria difícil de baixar o meu tempo da Graciosa Run de 2013 (35 min 29 seg).

Fui me controlando para ter energia para enfrentar o trecho de subida no final. Cruzei a linha de chegada com o ritmo de 4 min 50 seg, equivalente a uma velocidade 12,4 KM/H. Na sequencia teve medalha, água, Gatorade e frutas.

Apenas quando cheguei em casa fui conferir o meu tempo e analisar as parciais. Completei a prova em trinta e seis minutos cravados, distante do tempo da corrida de 2013 mas o meu melhor tempo em 2015.

Passada a euforia de mais uma medalha conquistada as atenções estão voltadas para o próximo desafio. Será daqui a duas semanas na segunda etapa do circuito de corridas promovido pela Prefeitura de Curitiba.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *