RETROSPECTIVA 2020 – FEVEREIRO

02/02 – CWB RUN DAY

A minha primeira corrida do mês foi a prova de de 10 km da CWB RUN DAY organizada pela Elite Eventos.

A única informação que eu tinha sobre o percurso é que os dez quilômetros seriam duas voltas de 5 km.

Como a primeira volta seria junto com os corredores de 5 km sabia que seria complicado manter um ritmo rápido. Além disso tinha que me preservar para enfrentar as surpresas do percurso.

Portanto a primeira volta seria de observação das características do percurso. Planejei um tempo final de 1 hora 20 min e segui em um ritmo um pouco diferente do habitual.

Completei a primeira volta em 39 min 13 seg, um tempo que permitia terminar os 10 km no tempo desejado. Com um número menor de corredores no caminho consegui acelera um pouco.

Cruzei a linha de chegada com 1 hora 18 min, abaixo do tempo previsto inicialmente. Fiquei muito contente com o resultado.

Depois da prova encontrei várias pessoas com tive a oportunidade de conversar e trocar muita energia positiva.

 

09/02 – MEIA DE CURITA

Enfrentei pela oitava vez os 21 quilômetros da Meia Maratona. O percurso era bastante desafiador e o meu objetivo era completar em menos de três horas.

A grande novidade do percurso era a largada e a chegada em lugares diferentes.

Larguei com tranquilidade e segui em um ritmo tranquilo. Dividi o percurso em três partes de sete quilômetros.

Completei o primeiro terço da prova em cerca de 55 minutos, antes do tempo planejado.

Cheguei na metade da prova (10,5 km) com o tempo de 1 hora 20 minutos. Portanto em condições de completar no tempo planejado.

No entanto no km 17 a situação complicou. Senti um desconforto muscular na coxa esquerda. Naquele momento mesmo com tempo suficiente para terminar a prova antes de três horas escolhi seguir em um ritmo mais lento para terminar sem dores.

Um poucos mais adiante passei a contar com a escolta das motos. Trotei um pouco em alguns momentos mas logo voltei para a caminhada.

Ao entrar no último quilômetro notei várias pessoas na calçada incentivando e mandando muita energia positiva.

Faltando cerca de duzentos metros para a chegada as panturrilhas começaram a doer. Respirei fundo, me concentrei e lembrei do meu ídolo Ayrton Senna na última volta da sua primeira vitória no Brasil, com apenas uma marcha.

Segui com muito cuidado, chorando de emoção. Cruzei a linha de chegada com o tempo de 3 horas e 20 minutos.

 

16/02 – 1ª ETAPA SMELJ

A minha terceira corrida do mês foi a primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua da Prefeitura de Curitiba.

As provas da Prefeitura são muito disputadas por terem as inscrições gratuitas.

Conhecendo as características do percurso defini o tempo para conclusão em torno de uma hora e vinte minutos.

As largadas dos corredores de 10 e de 5 km ocorreram em momentos diferentes.

Larguei com calma e procurei manter um ritmo tranquilo. Mesmo nas descidas me controlei para não embalar.

No meu caminho encontrei um casal andando e mexendo no celular. Reduzi o meu ritmo e ao passar por eles e disse ” Calçada! Calçada!” e apontei para a calçada.

Um pouco mais adiante vi uma corredora parar repentinamente para amarrar o tênis. Como ela não estava na minha trajetória não tive problema, mas vi alguns corredores quase se chocarem com ela.

Não sei se eles são iniciantes no mundo da corrida. No primeiro caso era claro que a atenção estava voltada para a mensagem que estava sendo digitada. Celular e corrida não combinam. O jovem casal deveria estar na calçada.

Sem dúvida o caso da corredora que parou para amarrar o tênis foi mais grave. Ao perceber que o tênis está desamarrado a recomendação é indicar que está reduzindo a velocidade e ir para a calçada.

Felizmente não aconteceu nenhum acidente.

Ao iniciar o último quilômetro comecei a acelerar o meu ritmo. Faltando cerca de duzentos metros para o final visualizei o espaço e iniciei as ultrapassagens.

Completei o percurso em 1 hora 21 minutos, bem próximo do tempo estabelecido. Fiquei muito contente com o resultado e por ter encontrado muitas pessoas queridas antes, durante e depois da corrida.

Contando as corridas, as caminhadas e os treinos percorri 93,95 km no mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *