TÚNEL DO TEMPO: ABRIL DE 1985 – 36 ANOS DA PRIMEIRA VITÓRIA NA F1

No final da temporada de 1984 o Ayrton Senna anunciou a sua mudança para a Lotus, equipe pela qual teria condições de brigar pela vitória. A sua estreia foi no GP do Brasil no Autódromo de Jacarepaguá. Abandonou na volta 48 com problemas elétricos.

A próxima etapa do campeonato estava programada para o GP de Portugal no Autódromo do Estoril. O circuito era conhecido pois ele correu lá em 1984 e chegou em terceiro lugar.

No primeiro treino classificatório fez o melhor tempo: 1:21.708 . No segundo treino ele foi ainda mais rápido e conquistou a sua primeira pole position com o tempo de 1:21:007.

No domingo ele dividiria a primeira fila com o francês Alain Prost da McLaren, vice campeão da temporada de 1984.

Uma forte chuva caiu no autódromo português. O que esperar da combinação Senna e Chuva?

Saindo na pole o brasileiro conseguiu abrir uma boa vantagem em relação aos demais pilotos.

TÚNEL DO TEMPO: ABRIL DE 1985 - 36 ANOS DA PRIMEIRA VITÓRIA NA F1

Pouco a pouco os mais experientes foram abandonando a prova enquanto Senna seguia tranquilo na liderança com a sua Lotus preta e dourada. No tempo limite de duas horas ele conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1.

TÚNEL DO TEMPO: ABRIL DE 1985 - 36 ANOS DA PRIMEIRA VITÓRIA NA F1

Completaram o podium o italiano Michele Alboreto da Ferrari (único a terminar na mesma volta do líder) e o francês Patrick Tambay da Renault (uma volta atrás).

Também terminaram a prova o italiano Elio de Angelis da Lotus (uma volta), o inglês Nigel Mansell da Williams (duas voltas), o alemão Stefan Belof da Tyrrel (duas voltas), o inglês Derek Warwik da Renault (duas voltas), o sueco Stefan Johansson da Ferrari (cinco voltas) e o italiano Piercarlo Ghinzani da Osella (seis voltas).

Para o esporte esta foi a data definitiva para a formação de um mito na história da Fórmula 1. Esta seria a primeira das 41 vitórias de Ayrton Senna, mostrando que marcaria o seu nome na história do automobilismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *