Women for Bees: Jolie, Guerlain e UNESCO lançam parceria

Todos nós sabemos que manter as comunidades de abelhas em boa forma (e monitorar a potencial extinção delas) está no topo da lista de prioridades quando se trata de prevenir futuras mudanças climáticas, mas Angelina Jolie e a Guerlain estão assumindo um novo nível de compromisso com nossos amigos insetos.

A marca francesa de cosméticos (que tem uma afinidade com as abelhas depois que este inseto se tornou o emblema dos primeiros frascos de um perfume da marca lançado em 1853) e Jolie fizeram parceria com a UNESCO para treinar 50 apicultoras. A atriz recebeu o título de Madrinha” da parceria, oficialmente chamada de programa de empreendedorismo “Women for Bees” (Mulheres pelas Abelhas).

O objetivo é treinar as mulheres não apenas para estabelecer suas próprias operações apícolas, mas também para aprender a teoria e as práticas por trás de todas as diferentes áreas do comércio, desde como cuidar dos bichinhos até a gestão de um apiário profissional. Buscará capacitar as mulheres para serem donas do empreendimento sustentável (e ambientalmente importante), algo que está no coração de Jolie.

Serão dez mulheres convidadas – do Camboja, Bulgária, Itália, China e Ruanda – para realizar um treinamento com 30 dias de duração na região da Provença, na França, durante cinco anos. Em 2025, esperam ter construído 2.500 colmeias e “reabastecer” 125 milhões de abelhas. Em comunicado oficial, Audrey Azoulay diretora geral da UNESCO disse:

“O papel das mulheres na gestão da biodiversidade e nos processos de tomada de decisão não é totalmente reconhecido. Portanto, apoiar e promover a contribuição das mulheres como agentes de mudança é essencial e uma prioridade global para a UNESCO. O programa ‘Mulheres pelas Abelhas’ não apenas destaca nossa interdependência com outras espécies vivas, mas também incentiva as mulheres a serem ‘projetistas de mudança’ para criar, educar e experimentar a apicultura sustentável nas reservas da biosfera da UNESCO como uma forma de viver na terra em harmonia com outras espécies”.

Ao longo dos cinco anos, Jolie se reunirá com as apicultoras e aprenderá sobre seu progresso. Já tendo fundado uma Fundação com sede no Camboja em nome de seu filho, Maddox, que apoia a comunidade e a ecologia no país, ela sabe algumas coisas sobre empoderar comunidades, enquanto ajuda o meio ambiente. Jolie também se manifestou dizendo:

“Quando as mulheres adquirem habilidades e conhecimento, seu instinto é o de ajudar a criar outras pessoas. Estou animada para conhecer as mulheres participantes deste programa ao redor do mundo. Estou ansiosa para conhecê-las e aprender sobre cultura, meio ambiente e sobre o papel que as abelhas desempenham nisso. Espero que o treinamento fortaleça suas independências, seus meios de subsistência e suas comunidades.”

Fonte: Vogue Britânica | Elle França

Tradução: Angelina Jolie Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *