TÚNEL DO TEMPO: FÉRIAS EM FOZ DO IGUAÇU 2014 4º DIA

No meu quarto e último dia em Foz do Iguaçu tive a oportunidade de fazer um city tour juntamente com mais três pessoas que também estavam no mesmo hotel.

A primeira parada foi na Mesquita Islâmica. Símbolo da religião muçulmana em Foz do Iguaçu, a mesquita é um suntuoso edifico de 15 metros de altura que se destaca pela arquitetura arábica de elevadas torres e sóbria decoração de inspiração religiosa.

A mesquita é aberta à visitação pública, porém é necessário seguir e respeitar as normas da cultura islâmica como deixar os sapatos na entrada do templo. As mulheres devem vestir um véu.

IMG_1869[1]Não pudemos entrar porque havia uma equipe trabalhando na pintura do teto. Mas havia uma pessoa para esclarecer as nossas dúvidas.

A área construída é de 600 m² e possui uma sala oval de aproximadamente 400m². Sua orientação é dada pelo Mihrab, feito na parede posterior da Mesquita e indicativo da direção da Cidade Santa de Meca, para onde volta a face o muçulmano em oração. Logo na entrada há um monitor mostrando imagens ao vivo de Meca.

É um templo suntuoso, com um interior de incrível beleza. É ornamentada com arabescos, figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados. A arte é abstrata e a arquitetura, de caráter religioso em sua maior parte.

Chamam a atenção os minaretes, torres que circundam a Mesquita. Primorosas, apesar de sua função específica ter sido sempre a de um lugar alto onde ressoava cinco vezes por dia o chamado à oração, as torres têm também outras funções, sendo a mais importante a de sinal luminoso.

IMG_1884[1]Na sequencia fomos até o Templo Budista, fica localizado em uma privilegiada região alta da cidade, onde pode se ter uma visão de parte do centro da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este (Paraguai).

A beleza do local permite um contato mais próximo com a filosofia Budista, e um momento de descanso durante a viagem.

O local foi construído em 1996, e hoje, nos jardins do templo existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado, sendo os destaques, uma estátua de Buda de 7 metros de altura, e um templo que cria um ambiente bastante especial para o local.

IMG_1902[1]Outro ponto visitado foi o Marco das Três Fronteiras, um  obelisco e atrativo turístico localizado nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Presidente Franco referente ao local de divisa territorial respectivamente entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

O cenário impressionante onde se juntam as águas do Rio Iguaçu com as do Rio Paraná, emociona o visitante que pode ver Brasil, Argentina e Paraguai tão próximos um do outro. 

 

 

IMG_1905[1]IMG_1911[1]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *