Litotripsia

Cálculo renal, LECO, litotripsia, entre outros termos não faziam parte do meu vocabulário até que um exame parcial de urina indicou um número de leucócitos muito acima do parâmetro aceitável, o que poderia ser um sinal de uma possível infecção urinária.

O laudo de uma ecografia indicou que eu tinha nefrolitíase bilateral (CID N20.0). Nas imagens estavam identificados dois cálculos no rim direito (um de 14 mm e outro de 4 mm) e cinco cálculos no rim esquerdo (4 mm, 4 mm, 3 mm, 3 mm e 2mm).

HPIM2513O tratamento para quebrar os cálculos é realizado através de um procedimento chamado Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque, também conhecido pela sigla LECO.

A primeira sessão foi realizada no rim direito, pois tinha mais cálculos. A enfermeira me explicou em detalhes como seria o procedimento e assim que a medicação entrou na corrente sanguinea começaram as pancadas das ondas de choque.

Foram três mil pancadas sem parar em um período de meia hora. No entanto, como o cálculo era muito duro as pancadas não fizeram nenhum efeito.

Nos meses seguintes as sessões foram alternadas entre os rins esquerdo e direito, seguidas de um período de descanso. Depois era realizada uma ecografia com o intuito de verificar o resultado das pancadas.

litotriptor-integraO tempo foi passando e apesar das muitas sessões realizadas os resultados não eram animadores, pois as pedras não quebravam e sequer mudavam de lugar.

Em agosto de 2011 a clínica onde faço o meu tratamento adquiriu um equipamento mais moderno e mais potente  que poderia quebrar os meus cálculos duros com mais facilidade.

Antes da sessão questionei a enfermeira sobre os resultados obtidos com os demais pacientes. Ela me respondeu que foram surpreendentes e que finalmente os meus cálculos seriam quebrados. Após duas aplicações em cada rim o resultado obtido foi animador.

Atualmente os tamanhos dos cálculos são bem diferentes daqueles do início do tratamento. O rim direito apresenta um cálculo de três e outro de quatro milímetros. O rim esquerdo possui três cálculos, sendo um de três e dois de quatro milímetros.

Desde o início do tratamento em 2008 foram realizadas quarenta e seis litotripsias, sendo vinte e sete no rim direito e dezenove no esquerdo.

As pessoas ficam impressionadas com a quantidade e me questionam como eu consegui aguentar tantas pancadas. Sim durante as sessões é possível sentir algumas dores apesar da medicação, mas elas são suportáveis. O tratamento é de longo prazo e não pode ser abandonado de forma alguma. O objetivo é zerar a quantidade de cálculos e serão necessárias mais algumas pancadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *