FÉRIAS EM FOZ DO IGUAÇU EM 2014

1º DIA

O voo 3887 da TAM decolou de Curitiba com destino a Foz do Iguaçu dentro do horário programado e com a duração prevista era de cerca de uma hora.

Os primeiros minutos foram bem tranquilos mas logo teve início uma turbulência que durou por aproximadamente metade do voo. Por causa dela não foi servido o serviço de bordo.

Assim que peguei a minha mala na esteira vi o funcionário da CVC que estava aguardando os passageiros. De um grupo de nove pessoas quatro ficariam em um hotel e os demais em outro.

Ao chegar no meu quarto desarrumei a minha mala e em seguida aproveitei para tomar um bom banho.

No início da noite fomos até a Argentina para uma visita ao Duty Free.

 

2º DIA

O segundo dia em Foz do Iguaçu começou com uma breve parada em uma loja especializada no comércio de produtos feitos com pedras preciosas brasileiras.

IMG_1708Na sequencia fomos para o Parque Nacional do Iguaçu, onde situa-se uma das mais belas maravilhas naturais do mundo.

Enquanto percorria a trilha era fácil notar como os turistas estrangeiros ficavam impressionados com a beleza e a grandiosidade das cataratas.

Era possível ouvir os mais variados sotaques tanto de países distantes quanto dos nossos vizinhos sul-americanos.

É claro que também haviam turistas dos quatro cantos do nosso imenso Brasil.

O passeio é uma experiência fascinante que não pode ser expressada com palavras, seja qual for o idioma.

Inúmeros rostos expressando admiração diante daquele espetáculo da natureza.

HPIM3297Durante o período da tarde o nosso grupo se dividiu entre passeios específicos. Eu visitei o Parque das Aves, um local belíssimo com diversos exemplares da nossa fauna. Em alguns locais é possível ficar frente a frente com as aves.

O interessante é que diversas  aves ao perceberem que estão sendo observadas se aproximam e começam a se exibir para as câmeras.

O meu próximo passeio foi a visita ao Museu de Cera que tinha sido inaugurado recentemente em Foz.

 

HPIM3336Tirei várias fotos dentre elas com os Papas João Paulo II e Francisco I e até com a Rainha Elizabeth II.

Ganhei uma foto de cortesia e escolhi o 007 Daniel Craig.

 

 

 

 

 

3º DIA

Para a manhã do meu terceiro dia em Foz do Iguaçu estava programada uma visita a Usina de Itaipu. Dentre os passeios disponíveis eu escolhi o Circuito Especial, que consiste em uma vista técnica pelo interior da usina.

As outras atrações são Vista Panorâmica, Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico, Ecomuseu, Polo Astronômico e Test Drive de Veículo Elétrico.

IMG_1741
Tocando no duto da Unidade 9

Inicialmente os visitantes assistem o filme Itaipu – A nova geração, sobre a história e operação da usina.

Em seguida são dadas algumas recomendações com relação como devem se comportar durante a visita.

Não é permitido levar mochilas e/ou bolsas, elas devem ser deixadas em um guarda volumes.

São permitidos equipamentos para o registro de imagens, com relação ao vestuário os visitantes devem estar usando calça comprida ou bermuda abaixo do joelho. Não é permitido o uso de chinelos ou sapatos de salto.

Cada visitante recebe um crachá e um capacete que devem ser usados durante todo o tempo que durar a visita. O nosso grupo contava com dois guias, um para acompanhar os turistas brasileiros e outro para os estrangeiros.

Sala de Controle
Sala de Controle

A Usina de Itaipu é uma obra gigantesca, tudo impressiona pelo seu tamanho.

Um dos locais visitados foi a sala de controle onde trabalha uma equipe de dez funcionários, sendo cinco brasileiros e cinco paraguaios.

A coordenação é alternada a cada seis horas entre brasileiros e paraguaios.

Em minha vida tive a oportunidade de visitar duas usinas hidrelétrticas: a Usina Governador Parigot de Souza e a Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (mais conhecida como Usina Hidrelétrica de Foz do Areia).

Portanto, tinha uma certa noção de como é uma usina por dentro. Mas nada comparável com a grandiosidade de Itaipu.

Sem dúvida um dos momentos mais impressionantes da visita foi quando tivemos a oportunidade de ficarmos frente a frente com o eixo da Unidade 13 em pleno funcionamento.

Por causa do ruído em torno de 90dB ficamos ali durante poucos minutos, tempo suficiente para tirar algumas fotos.IMG_1749

Depois de sairmos da usina retornamos para o ônibus e vistamos outras áreas de Itaipu.

Em um dos enormes jardins há várias árvores devidamente identificadas por placas.

Ao completar quinze anos de empresa ou ao se aposentar o funcionário é convidado a plantar um árvore. Na placa ficam registrados o nome do funcionário e  as datas da sua entrada e da saída da empresa.

Por se tratar de uma empresa binacional lá tudo é dividido meio a meio.

Gostei muito de conhecer o interior de Itaipu.

 

4º DIA

No meu quarto e último dia em Foz do Iguaçu tive a oportunidade de fazer um city tour juntamente com mais três pessoas que também estavam no mesmo hotel.

A primeira parada foi na Mesquita Islâmica. Símbolo da religião muçulmana em Foz do Iguaçu, a mesquita é um suntuoso edifico de 15 metros de altura que se destaca pela arquitetura arábica de elevadas torres e sóbria decoração de inspiração religiosa.

IMG_1869[1]A mesquita é aberta à visitação pública, porém é necessário seguir e respeitar as normas da cultura islâmica como deixar os sapatos na entrada do templo. As mulheres devem vestir um véu.

Não pudemos entrar porque havia uma equipe trabalhando na pintura do teto. Mas havia uma pessoa para esclarecer as nossas dúvidas.

A área construída é de 600 m² e possui uma sala oval de aproximadamente 400m². Sua orientação é dada pelo Mihrab, feito na parede posterior da Mesquita e indicativo da direção da Cidade Santa de Meca, para onde volta a face o muçulmano em oração. Logo na entrada há um monitor mostrando imagens ao vivo de Meca.

É um templo suntuoso, com um interior de incrível beleza. É ornamentada com arabescos, figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados. A arte é abstrata e a arquitetura, de caráter religioso em sua maior parte.

Chama a atenção os minaretes, torres que circundam a Mesquita. Primorosas, apesar de sua função específica ter sido sempre a de um lugar alto onde ressoava cinco vezes por dia o chamado à oração, as torres têm também outras funções, sendo a mais importante a de sinal luminoso.

IMG_1884[1]Na sequencia fomos até o Templo Budista, fica localizado em uma privilegiada região alta da cidade, onde pode se ter uma visão de parte do centro da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este (Paraguai).

O local foi construído em 1996, e hoje, nos jardins do templo existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado, sendo os destaques, uma estátua de Buda de 7 metros de altura, e um templo que cria um ambiente bastante especial para o local.

 

IMG_1902[1]

 

Outro ponto visitado foi o Marco das Três Fronteiras, um  obelisco e atrativo turístico localizado nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Presidente Franco referente ao local de divisa territorial respectivamente entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

O cenário impressionante onde se juntam as águas do Rio Iguaçu com as do Rio Paraná, emociona o visitante que pode ver Brasil, Argentina e Paraguai tão próximos um do outro. 

 

IMG_1905[1]IMG_1911[1]

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *