Nove anos longe do sedentarismo

No dia 18 de setembro de 2011 resolvi fazer uma caminhada nas ruas próximas da minha casa. Defini como tempo uma hora e percorri a distância de 6,84 km. No dia seguinte caminhei em um ritmo mais rápido e percorri 7,69 km em uma hora.

A caminhada passou a ser um hábito e com o passar do tempo percebi a melhora do meu condicionamento.

Nove anos longe do sedentarismo
Corrida da Esperança 2012

Em agosto de 2012 tive a oportunidade de participar da minha primeira corrida de rua. Sem dúvida foi uma experiência completamente diferente, pois até então estava acostumado a caminhar e a trotar.

Cruzei a linha de chegada ofegante mas consegui completar o percurso de cinco quilômetros em pouco menos de quarenta minutos.

As caminhadas diárias continuaram, mas alternadas com um pouco de trote e corrida. O condicionamento físico foi melhorando e no mês de novembro participei da minha segunda corrida.

Durante o ano de 2013 participei de várias corridas de 5 km. Acordar cedo nos domingos passou a ser algo normal para mim. Cada corrida um percurso diferente pelas ruas de Curitiba, com subidas, descidas e muitos desafios. Algumas corridas foram tranquilas e outras bastante desafiadoras.

A evolução foi natural, aprendi a controlar o meu ritmo ao longo do percurso e fui melhorando o meu condicionamento. Além de proporcionar uma melhora na qualidade de vida a prática da corrida nos permite formar amizades.

Nove anos longe do sedentarismo
Corrida da Esperança 2013

 

Permaneci por um bom tempo na zona de conforto dos 5 km. Foi então que em 2016 resolvi enfrentar as corridas de 10 km. Demorei um pouco para me adaptar a nova distância.

Em 2017 em duas oportunidades enfrentei os 21 km da Meia Maratona. Foram provas desgastantes mas posso dizer que aprendi bastante em cada quilômetro percorrido.

 

Nove anos longe do sedentarismo
Meia Maratona Ecológica de Curitiba 2017

 

No início de 2018 estabeleci como desafio percorrer a distância de 600 km até o fim do ano. Participei de corridas de 5, 10, 15 e 21 km e alcancei a marca estabelecida no final de outubro.

 

Nove anos longe do sedentarismo
Final dramático e emocionante na Meia Maratona Ecológica de Curitiba 2018

 

O mês de novembro marcou a minha primeira corrida fora de Curitiba. Fui até Brasília correr a prova de 10 km do Circuito Banco do Brasil.

Durante o ano de 2019 participei de corridas nas distâncias de 5, 10, 15 e 21 quilômetros. Enfrentei inúmeros desafios, superei os meus limites e compartilhei a minha energia positiva com muitas pessoas.

 

Nove anos longe do sedentarismo
Meia Maratona Internacional de Curitiba 2019

 

Posso dizer que nestes nove anos longe do sedentarismo formei muitas amizades, reencontrei algumas pessoas que eu não via há anos e que também fazem parte do emocionante e fascinante mundo das corridas .

Sem dúvida um dos melhores momentos que vivi foi quando após cruzar a linha de chegada uma corredora me disse “Muito obrigado por ter me ajudado a não desistir”.

Receber este tipo de reconhecimento é muito gratificante. Hoje depois de tantos anos no mundo das corridas de rua procuro sempre incentivar as pessoas a deixarem o sedentarismo de lado e começarem a praticar uma atividade física.

 

Quilometragem percorrida considerando caminhadas, treinos e corridas:

2011 – 292,92 KM

2012 – 415,90 KM

2013 – 373,71 KM

2014 – 208,86 KM

2015 – 508,02 KM

2016 – 519,10 KM

2017 – 522,38 KM

2018 – 748,30 KM

2019 – 900,48 KM

2020 – 306,16 KM

8 thoughts on “Nove anos longe do sedentarismo

    1. Muito obrigado pelo seu carinho. Durante estes nove anos enfrentei as mais diversas situações no mundo das corridas de rua. Já corri sozinho, sem ninguém na minha frente para servir de referência e sem ninguém ao lado para incentivar.

      Mas em duas oportunidades abortei o meu plano de corrida para ajudar outros corredores a completarem o percurso.

      Sempre me emocionei em todas as minhas conquistas. Fui elogiado pelo meu comportamento e muitas corredores se inspiram em mim.

      Ouvir “muito obrigado por ter me ajudado a não desistir”, “você me inspira”, “você é meu ídolo”, entre outras, é muito gratificante.

  1. Muito emocionante e inspiradora sua trajetória, Norman. Tenho orgulho de ter você como amigo e de termos compartilhado alguns trechos dessa jornada fascinante que é a corrida. Parabéns !

    1. Muito obrigado pela sua amizade, sua inspiração e sua torcida. Nestes nove anos aprendi o quanto a corrida é fascinante. Sem dúvida é muito gratificante saber que hoje sou inspirador de muitas pessoas.

  2. Oi, Norman gostei do seu blog, mostra a tua coragem em dar o primeiro passo, fico feliz em conhecer uma pessoa assim determinada e disciplinada. Parabéns e perseverar na fé. Obrigada por compartilhar sua história.

    1. Sem dúvida dar o primeiro passo foi muito importante. A evolução aconteceu naturalmente até a primeira corrida de rua. Em seguida vieram outras corridas, conheci outros corredores que me orientaram como correr sem me cansar tanto.

      Quando percebi eu já estava fazendo parte do fascinante mundo da corrida de rua. Enfrentei desafios, superei os meus limites, me emocionei em cada uma das minhas conquistas.

      Durante estes nove anos vivi muitas emoções, mas uma que me marcou bastante foi quando ao final de uma corrida ouvi a frase “muito obrigado por ter me ajudado a não desistir”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *