Jolie fala sobre violência sexual em vídeo

Nesta segunda-feira, dia 28 de Novembro de 2022, o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, reuniu representantes de 70 países com a intenção impulsionar medidas urgentes visando combater a violência sexual em conflitos – inclusive na Ucrânia, Etiópia e Colômbia.

Novas evidências mostraram que cerca de 20 a 30% das mulheres e meninas em ambientes afetados por conflitos sofrem violência sexual.

A conferência de 2 dias, que acontecerá na cidade de Londres nesta semana (28 a 29 de novembro), colocará os sobreviventes deste crime abominável no centro da resposta global.

Nadia Murad e o Dr. Denis Mukwege – que ganharam um Prêmio Nobel da Paz em conjunto por seus trabalhos em combater a violência sexual – estarão presentes ao lado da Condessa de Wessex e do promotor do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan.

Outros sobreviventes, ministros do governo e representantes de ONGs também estarão lá para compartilhar o que aprenderam e concordar com uma resposta única para evitar que atrocidades ocorram no futuro.

A conferência desta semana marca os 10 anos da histórica “Iniciativa de Prevenção à Violência Sexual em Conflitos” (PSVI) que foi lançada pelo governo do Reino Unido.

Ao abrir a conferência, o ministro das Relações Exteriores anunciará uma estratégia de 3 anos que visa combater a violência sexual em conflitos, que receberá o apoio de até 12,5 milhões de libras em um novo financiamento.

Desenvolvida com sobreviventes, especialistas na área, parlamentares, acadêmicos e ONGs, a estratégia se concentra no combate a esses crimes em 7 países-chave: Ucrânia, Bósnia, Colômbia, República Democrática do Congo, Etiópia, Iraque e Sudão do Sul.

O Reino Unido tem estado na vanguarda dos esforços para combater a violência sexual relacionada a conflitos na última década, desde que o ex-secretário de Relações Exteriores, William Hague, e Angelina Jolie lançaram conjuntamente a iniciativa em 2012.

Angelina Jolie participou do evento mandando uma mensagem de vídeo conferência e Lord Hague falará pessoalmente no dia 29 de novembro.

Na mensagem, Jolie diz:
“Quando os seres humanos são agredidos fisicamente desta forma e, em alguns países durante décadas, deve existir uma resposta global decisiva. Quando não há, isso passa uma mensagem tanto para a vítima quanto para o perpetrador de que realmente não consideramos isso como um crime significativo e que precisa ser punido e prevenido. Portanto, esta conferência deveria, a meu ver, analisar atentamente o que foi bem-sucedido e o que não foi.”

Desde o lançamento da Iniciativa de Prevenção à Violência Sexual em Conflitos no ano de 2012, o Reino Unido apoiou quase 100 projetos em 29 países – de abrigos seguros na Bósnia a apoio judicial no Iraque e na Colômbia e treinamento para forças de paz na África Oriental.

A situação atual na Ucrânia, bem como os recentes acontecimentos no Afeganistão e na Etiópia, demonstra que o trabalho para combater a violência sexual relacionada com conflitos continua a ser de grande importância, como sempre.

 

Fonte: GOV.UK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *