Jolie aborda temas importantes no Instagram

Nesta última semana de Setembro, a ativista humanitária e Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados – Angelina Jolie – abordou temas importantes em duas postagens compartilhadas através de seu perfil oficial na rede social “Instagram”.

Em um dos posts, compartilhado na quarta-feira (28), Jolie fez uma homenagem às mulheres iranianas que atualmente enfrentam uma crise no país.

No dia 16 de setembro, a jovem Mahsa Amini, de 22 anos, morreu após ser detida pela polícia do país por usar o hijab (um dos tipos de véu islâmico que é obrigatório no Irã) de forma incorreta.

Testemunhas afirmam que Mahsa foi espancada na viatura da polícia e, ao chegar à delegacia, passou mal e foi internada. A versão das forças de segurança é de que a jovem teve um infarto, divulgando imagens dela caindo sozinha no prédio público. Entretanto, a morte de Mahsa foi o estopim para o início uma grande revolta no Irã.

Diversas cidades estão com protestos e uma das principais palavras de ordem é “morte ao ditador”, se referindo ao Líder Supremo Aiatolá Ali Khamenei, que é o Chefe de Estado no país desde 1989. Mais de 80 cidades de diferentes regiões do Irã estão com protestos há cerca de 15 dias, que se intensificaram desde a morte de Mahsa, com mulheres queimando hijabs e cortando seus cabelos em forma de protesto, que já tem como resultado entre 47 e 57 mortes, incluindo 4 crianças.

A internet está sendo bloqueada no país e, mesmo que isso afete a economia, o governo prefere evitar que os manifestantes se articulem através da utilização do What’sApp e do Instagram, aplicativos de grande uso pela população iraniana que foram bloqueados pelo Estado. Com relação à esta causa, Jolie compartilhou fotos dos protestos e escreveu:

“Respeito às mulheres corajosas, desafiadoras e destemidas do Irã. Por todas aquelas que sobreviveram e resistiram durante décadas, por todas aquelas que vão às ruas hoje, em nome de Masha Amini e de todas as jovens iranianas como ela. As mulheres não precisam que sua moral seja policiada, suas mentes sejam reeducadas ou que seus corpos sejam controlados. Elas precisam de liberdade para viver e respirar sem violência ou ameaças. Essa postagem foi feita para as mulheres do Irã. Nós estamos vendo vocês.”

Já num segundo post, compartilhado nesta quinta-feira (29), Jolie publicou fotos e informações a respeito da sua última missão humanitária realizada no Paquistão. Ela escreveu:

“Na semana passada estive no Paquistão, juntamente com o Comitê Internacional de Resgate e com outras organizações locais, para testemunhar a devastação causada pelas fortes enchentes que submergiram 1/3 das terras do país. 33 milhões de pessoas são afetadas e mais de 6 milhões precisam de assistência humanitária de emergência.

O Paquistão também abriga mais de um milhão de refugiados afegãos que não podem retornar para casa com segurança devido à situação atual. Aqueles com que eu consegui conversar ainda estavam em choque por terem conseguido fugir do Talibã e agora, estão percebendo que o país para onde fugiram encontra-se em uma situação de emergência.

O nível de trauma é muito grave. Por favor, aprenda sobre e acompanhe o que está acontecendo. Esteja ciente das catástrofes climáticas que estamos vendo cada vez mais com regularidade ao redor do mundo.

Devemos pressionar os governos para que entendam que a falta de uma comercialização justa, o aumento da poluição e a falta de resolução de conflitos estão causando mais mortes e mais sofrimento a milhões de famílias em todo o mundo.”

 
 

Fonte: Instagram | Mídia Ninja

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *