XII Corrida da Polícia Civil do PR

Neste domingo tive a oportunidade de participar de mais uma edição da Corrida da Polícia Civil do PR.  Pelo fato de conhecer o percurso da prova sabia que não teria condições de melhorar o meu tempo nos 5 KM. Sendo assim a minha estratégia era a de procurar baixar o meu tempo na prova.

Cheguei ao local com bastante antecedência. Conversei com algumas pessoas e depois iniciei meu aquecimento e a minha concentração. A primeira largada ocorreu às oito horas e foi somente para os corredores de 10 KM. Vinte minutos depois largaram os corredores de 5 KM. No total eram mais de mil participantes.

Assim como faço em todas as provas procurei largar com muita calma para escapar da confusão, o tradicional estouro da boiada. Logo percebi que um grupo de corredores atrás de mim vinha cantando. Eles pertenciam a Guarda Municipal de Curitiba, estavam num ritmo forte e influenciavam quem estava  na sua frente.

Particularmente não gostei do comportamento deles, pois  notei que alguns corredores se assustaram ao olhar para trás. Mesmo tendo largado com cuidado e dentro do ritmo planejado acabei influenciado pelo pessoal da GM.

Completei o primeiro quilômetro em 6 minutos e 35 segundos. Sabia que não poderia manter aquele ritmo por muito tempo, pois logo mais adiante começaria um trecho de subida. Procurei me controlar e correr em um ritmo mais confortável.

Fechei o segundo quilômetro em 6 minutos e 45 segundos, passei pela placa de 2 KM cinquenta segundos antes do que havia planejado. Passei a alternar o trote com a caminhada para me poupar um pouco. Ao passar pela marca de 4 KM passei a acelerar as minhas passadas.

O objetivo era o de completar a prova antes de 36 minutos e 22 segundos, o meu tempo na prova de 2013. Olhei rapidamente no meu relógio e percebi que era possível. Ao entrar na reta final costumo fixar  o meu olhar no corredor que está mais próximo da linha de chegada.

Tracei uma linha imaginária e acelerei as passadas. Apesar da minha concentração total consegui ouvir o locutor narrando a minha arrancada. Terminei o percurso em 36 minutos e 10 segundos e marquei o meu melhor tempo na prova.

Valeu a pena participar de mais uma prova e conquistar a 49ª medalha para a minha coleção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *