Retrospectiva 2018 – 1º Semestre

JANEIRO

A temporada de 2018 iniciou com a Corrida da Ponte, nas proximidades da Ponte Estaiada em Curitiba. Em relação a prova de 2017 o local de largada foi mantido mas o percurso de 10 km sofreu alterações na sua segunda metade. Como iria correr a prova de 5 km não me preocupei.

Por se tratar da primeira corrida do ano eu não tinha nenhuma expectativa com relação ao meu tempo para concluir a prova. Completei 38 minutos e 20 segundos, poderia ter sido menos mas fiquei satisfeito.

Retrospectiva 2018 - 1º SemestreNo domingo seguinte corri a prova de 5 KM da BATEL RUN, uma corrida que tem a largada e a chegada na Praça da Espanha em Curitiba. O local tem um significado especial para mim pois morei perto dali no início da minha infância e brinquei bastante na praça.

Apesar de ter corrido a prova de 10 km em 2016 e 2017 escolhi correr os 5 km em 2018. Como corri esta distância em 2015 estava tranquilo com relação ao percurso.

FEVEREIRO

Retrospectiva 2018 - 1º SemestreO mês foi marcado por duas corridas. A primeira delas foi a de dez quilômetros da TRACK & FIELD MUELLER, que tem como local de largada e chegada o Shopping Center Mueller em Curitiba.

Nos anos anteriores corri a prova de 5 km mas em 2018 escolhi a prova de 10 km. Apesar de ter analisado as características do circuito preferi seguir em um ritmo de trote.

Em um determinado momento passei por um corredor e ele me chamou pelo nome. Em uma rápida conversa descobrimos que temos um amigo em comum.

Dali em diante passamos a correr juntos e fomos incentivando um o outro.  Aos poucos fomos superando as dificuldades do percurso.  Não me importei com o tempo final, o mais importante foi ter formado mais uma amizade no mundo das corridas de rua.

A segunda prova do mês foi a CORRIDA VERDE cujo percurso foi a pista do Parque Barigui e uma trilha que corta o bosque.  Mantive um ritmo tranquilo e ao entrar na trilha reduzi o ritmo das passadas pois sabia que ali era estreito e escorregadio. Depois que passei pela linha de chegada me hidratei e comi uma fruta.

MARÇO

No final do mês tive a oportunidade de participar de uma corrida diferente chamada RELAY YOUR RACE. Uma corrida de revezamento individual com as modalidades SHORT (5,0 km + 2,5 km) com duas largadas e LONG (7,5  km + 5,0 km + 2,5 km) com três largadas.

Me inscrevi na modalidade com duas largadas. A primeira delas aconteceu às 8 horas para a distância de 5 km, equivalente a duas voltas no percurso de 2,5 km. Conhecendo as características do percurso larguei com tranquilidade.

Retrospectiva 2018 - 1º SemestreFui controlando o meu ritmo e completei as duas voltas em trinta e oito minutos, portanto teria vinte e dois minutos até a segunda largada, programada para às 9 horas. Aproveitei para me hidratar e conversar com alguns amigos que encontrei.

Decidi seguir em um ritmo de trote lento. Quando me aproximei da chegada vi que o cronômetro marcava 19:56 e acelerei as minhas passadas para cruzar a linha de chegada antes dos vinte minutos.

O resultado final foi a soma dos tempos das duas corridas. De acordo com o meu Garmin o meu tempo foi de 57 min e 59 seg. Foi uma prova desgastante fisicamente mas que deixou muitos ensinamentos.

ABRIL

O mês foi marcado pela Etapa Outono do Circuito das Estações. Larguei com tranquilidade e escolhi correr os cinco quilômetros em um ritmo lento.

Retrospectiva 2018 - 1º SemestreNo final do mês participei da prova de 10 km da corrida em prol do Hospital Infantil Pequeno Príncipe que atende crianças vindas das mais diversas partes do Brasil. Em 2018 o percurso foi alterado em relação as provas realizadas nos anos anteriores.

Como já conhecia novo percurso sabia das dificuldades que enfrentaria ao longo dos dez quilômetros. Terminei com o tempo de 1 hora 24 minutos 45 segundos. Um tempo bem acima do meu recorde dos 10 km , mas o importante foi ter completado mais uma prova.

MAIO

No início do mês enfrentei a corrida mais esperada do primeiro semestre: a Meia Maratona Internacional de Curitiba. Conhecendo as características do percurso larguei com tranquilidade e tentando encaixar um ritmo confortável.

Diante dos problemas enfrentados no km 12 e no km 16 decidi continuar caminhando lentamente e com muito cuidado conseguia trotar com alguma dificuldade. Pouco antes do km 18 dois socorristas e um monitor se aproximaram com as suas motos. Um deles me perguntou se eu queria terminar a prova. Eu disse que sim, pois se tinha chegado até ali iria até o fim. Ele falou que eu poderia ficar tranquilo e me acompanharia até o final.

Retrospectiva 2018 - 1º SemestreOnde poderia buscar motivação para continuar? Fiz uma breve viagem no tempo até chegar no dia 24 de março de 1991. Naquele domingo em Interlagos Ayrton Senna venceu pela primeira vez o GP do Brasil apenas com a sexta marca do seu carro.

Enfim nada poderia me impedir de terminar a minha terceira meia maratona. Pouco antes de cruzar a linha de chegada fiz questão de agradecer aqueles que me escoltaram ao longo de três quilômetros. Esta não foi a meia maratona que imaginei para mim. Mas tenho a plena certeza que posso contar com a energia e o incentivo de um grande número de pessoas.

JUNHO

Retrospectiva 2018 - 1º SemestreO mês foi marcado por três corridas. A primeira delas foi a de 5 km do Circuito Banco do Brasil. Instantes antes da largada encontrei alguns colegas do BB que iriam fazer a sua primeira corrida de 5 KM. Aproveitei a ocasião para conversar um pouco com eles e passar tranquilidade e muita energia positiva.

Apesar de conhecer as características do percurso sabia que seria difícil bater o meu recorde de 34:20. Talvez conseguisse terminar em um tempo próximo dos 37 minutos.

Por causa do frio tive dificuldades para manter a minha frequencia cardíaca no nível adequado. Escolhi um ritmo confortável e segui em frente. Acelerei um pouco as minhas passadas quando faltavam cerca de 500 metros para o final.

Cruzei a linha de chegada com o tempo de  37 minutos. Depois de pegar a minha medalha entrei na fila para ganhar uma camiseta autografada pelos jogadores de volei Gustavo Endres, André Heller e Emanuel Rego.

Alguns minutos depois fui acompanhar a entrega de troféus para os cinco primeiros colocados da categoria Funcionário BB. Enfim, foi muito gratificante ver colegas de trabalho participando da sua primeira corrida de rua. Sem dúvida é um importante vitória na luta com o sedentarismo.

Retrospectiva 2018 - 1º SemestreNo domingo seguinte participei da corrida 15 KM de Santa Felicidade. A largada e a chegada aconteceram no Dom Antônio, um dos inúmeros restaurantes do tradicional bairro italiano de Curitiba.

Sabendo que enfrentaria um percurso desafiador escolhi a estratégia de dividir os quinze quilômetros em três partes de 5 km. Procurei sempre ter alguém no meu campo visual para usar como referência e mantive um ritmo confortável.

Como tinha decidido que usaria o percurso como treino não tinha um tempo definido para conclusão. Participar de uma corrida com uma distância entre 10 e 21 km foi uma experiência diferente. Fiquei muito contente por encontrar várias pessoas amigas antes, durante e depois da corrida.

Retrospectiva 2018 - 1º SemestrePara encerrar o primeiro semestre participei da A. YOSHII RUNNING, patrocinada pela construtora A. YOSHII e com largada e chegada na Praça da Espanha.

Sabia que enfrentaria vários trechos de subido ao longo do percurso, pois já tive oportunidade de correr outras provas naquele local.

Após passar pela placa que sinaliza a marca dos 4 km passei a aumentar o ritmo das minhas passadas, pois sabia que a partir dali teria um longo trecho de descida.

Segui em um ritmo tranquilo até me aproximar da reta de chegada. Foi então que ouvi o locutor gritar “Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil”. Corro usando o boné com as cores do capacete do Senna e cruzar a linha de chegada ouvindo o nome do meu ídolo sem dúvida foi o momento mais emocionante da minha corrida.

Sem dúvida o primeiro semestre de 2018 me proporcionou muitas emoções no mundo das corridas de rua.

DATACORRIDATEMPOKMTÊNIS
21/01/18CORRIDA DA PONTE00:38:205,0PURE BOOST
28/01/18BATEL RUN00:39:235,0PURE BOOST
04/02/18TRACK&FIELD MUELLER01:24:3810,0PURE BOOST
18/02/18CORRIDA VERDE00:38:105,0ULTRA BOOST PRETO
25/03/18RELAY YOUR RACE00:57:597,5PURE BOOST
08/04/18ESTAÇÕES OUTONO00:38:425,0ULTRA BOOST PRETO
22/04/18PEQUENO PRÍNCIPE01:22:4110,0ULTRA BOOST VERMELHO
06/05/18MEIA MARATONA03:08:5921,0ULTRA BOOST PRETO
03/06/18BANCO DO BRASIL00:37:005,0ULTRA BOOST VERMELHO
10/06/18SANTA FELICIDADE02:09:2115,0ULTRA BOOST VERMELHO
24/06/18AIOSHII00:38:495,0ULTRA BOOST VERMELHO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *