30 anos do primeiro título de Ayrton Senna na F1

30 anos do primeiro título de Ayrton Senna na F1

Ayrton Senna chegou ao GP de Suzuka, no dia 30 de outubro de 1988, para disputar com o francês Alain Prost o título mundial da temporada de Fórmula 1.

A dupla da McLaren dominou a temporada. Só não venceu o GP da Itália porque na 49ª volta o francês Jean-Louis Schlesser que estava na 11ª posição, ao olhar pelos retrovisores e perceber a aproximação do líder da prova, o carro vermelho e branco da McLaren de Ayrton Senna, encostou o seu Williams pela direita para deixar o piloto brasileiro executar a ultrapassagem pelo lado esquerdo no início da primeira perna da chicane.

Senna ultrapassou-o na primeira perna, mas o retardatário se atrapalhou freando além do limite antes do contorno da primeira curva e assim que conseguiu controlar o carro ele passa na zebra no início da segunda perna da chicane pegando um pouco de areia e atinge a parte lateral do carro de Senna que já estava comprometido nela.

Com o toque, o carro do brasileiro fica preso na zebra da pista, e de lá ele abandona a prova liderada praticamente de ponta a ponta. A vitória ficou com o austríaco Gerhard Berger.

Senna chegou ao Japão com sete vitórias contra seis de Prost. No treino classificatório Ayrton Senna foi o mais rápido e conquistou a sua 28ª pole.

A primeira fila, assim, mostrou o que foi a temporada: Senna em primeiro, com Prost em segundo. Na largada o carro de Senna não anda e ele levanta os braços sinalizando o problema na esperança de não levar nenhum toque dos mais de 20 pilotos que estariam atrás dele.

Por sorte Senna ficou intacto e  fez com que o carro “pegasse no tranco”. Nesta altura já tinha perdido dezesseis posições e Prost segui na liderança.

A determinação era tanta que na primeira volta Senna ultrapassou oito carros.  Na segunda volta, passou os italianos Ricardo Patrese (Williams) e Alessandro Nannini (Benetton), subindo para sexto. Na terceira, passou o belga Thierry Boutsen (Benetton) e, na freada da chicane, deixou o italiano Michele Alboreto (Ferrari) para trás, na quarta volta.

Mesmo estando ainda doze segundos atrás do líder Prost, Senna mostrava estar determinado a vencer a corrida e o campeonato. No final da décima volta, o brasileiro ultrapassou a Ferrari de Gerhard Berger e assumiu o terceiro lugar.

Agora entre ele e Prost agora só existia o carro do italiano Ivan Capelli (March). Quase no final da 19ª volta Senna assumiu o segundo lugar com o abandono de Capelli.

Quando completou a vigésima volta, Prost olhou pelo retrovisor e viu que o segundo colocado não era o italiano da March, e sim o carro de Senna que vinha andando cada vez mais rápido. 

Por diversas voltas, Senna perseguiu Prost  e na 28ª das 51 voltas, aconteceu o inacreditável. O brasileiro chegou voando em Prost,  armou o bote antes da entrada da reta dos boxes para consumar a sua 15ª e mais espetacular ultrapassagem na corrida.

O francês tentou alcançar o brasileiro até o final da prova, mas Senna não deu espaço para nenhuma tentativa e ainda abriu uma vantagem de treze segundos.

Valeu o título, que parecia estar perdido na largada.